Problemas filosóficos: razão de ser da Filosofia

Existem teorias, argumentações e disputas filosóficas pelo fato de existirem problemas filosóficos. Assim, como na pesquisa científica, idéias e teorias científicas são respostas a problemas científicos, analogicamente, na pesquisa filosófica as teorias filosóficas são tentativas de solução dos problemas filosóficos.

Os problemas filosóficos, portanto, existem, são inevitáveis e irreprimíveis; envolvem cada homem particular que não renuncie a pensar. A maioria desses problemas não deixa em paz:

  • Deus existe, ou existiríamos apenas nós, perdidos neste imenso universo?
  • O mundo é um cosmo ou um caos?
  • A história humana tem sentido? E se tem, qual é? Ou, então, tudo – a glória e a miséria, as grandes conquistas e os sofrimentos inocentes, vítimas e carnífices – tudo acabará no absurdo, desprovido de qualquer sentido?
  • E o homem: é livre e responsável, ou é um simples fragmento insignificante do universo, determinado em suas ações por rígidas leis naturais?
  • A ciência pode nos dar certezas? O que é a verdade? Quais são as relações entre razão científica e fé religiosa?
  • Quando podemos dizer que um Estado é democrático? E quais são os fundamentos da democracia?
  • É possível obter uma justificação racional dos valores mais elevados? E quando é que somos racionais?
História da Filosofia
História da Filosofia

Eis, portanto, alguns dos problemas filosóficos de fundo, que dizem respeito às escolhas e ao destino de todo homem, e com os quais se aventuraram as mentes mais elevadas da humanidade; deixando-nos como herança um verdadeiro patrimônio de idéias, que constitui a identidade e a grande riqueza do ocidente.

História da Filosofia

A História da Filosofia é a história dos problemas filosóficos, das teorias filosóficas e das argumentações filosóficas. É a historia das disputas entre filósofos e dos erros dos filósofos. É sempre a história de novas tentativas de versar sobre questões inevitáveis, na esperança de conhecer sempre melhor a nós mesmos e de encontrar orientações para nossa vida e motivações menos frágeis para nossas escolhas.

A história da filosofia ocidental e a história das idéias que in-formaram, ou seja, que deram forma a historia do ocidente. É um patrimônio para não ser dissipado, uma riqueza que não se deve perder. E exatamente para tal fim os problemas, as teorias, as argumentações e as disputas filosóficas são analiticamente explicados, expostos com a maior clareza possível.

por Giovanni Reale e Dario Antiseri, em História da filosofia: filosofia pagã antiga – v. 1. Pág. V (Apresentação).

Um Ser PensanteFilosofiaReflexõesHistória da Filosofia,problemas filosóficosProblemas filosóficos: razão de ser da Filosofia Existem teorias, argumentações e disputas filosóficas pelo fato de existirem problemas filosóficos. Assim, como na pesquisa científica, idéias e teorias científicas são respostas a problemas científicos, analogicamente, na pesquisa filosófica as teorias filosóficas são tentativas de solução dos problemas filosóficos. Os problemas filosóficos, portanto,...Mais que artigos de opinião, uma busca pela Verdade.